5 alimentos que aumentam a imunidade das crianças

Com a chegada do tempo mais frio, é comum que as crianças fiquem doentes mais frequentemente. Na época do outono e inverno, por exemplo, ficamos em ambientes mais fechados, o que contribui para que vírus e bactérias se espalhem mais facilmente, fazendo com que a saúde dos pequenos fique exposta.

Dessa forma, além do acompanhamento com o pediatra, é possível inserir alguns alimentos no cardápio que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico da criança Quer saber quais? Continue a leitura!

Entenda o sistema imunológico

É através do sistema imunológico que o corpo reage ao ataque de bactérias, vírus e outros micróbios. Com uma barreira formada por milhões de células de diferentes tipos e funções, elas garantem a defesa do organismo e mantêm o corpo livre de doenças.

Nos bebês, a imunidade é fortalecida antes mesmo dele nascer. Pela placenta, o feto recebe os anticorpos da mãe e após o nascimento, através do leite materno, as crianças continuam recebendo a proteção que combate inúmeras infecções.

O leite materno possui milhões de células, incluindo as de defesa, que se modificam para combater determinada infecção no organismo da criança. Portanto, o primeiro alimento que é de extrema importância para o desenvolvimento da imunidade da criança é, sem dúvidas nenhuma, o leite materno.

Passada a fase de amamentação, a criança irá, com o auxílio dos pais e responsáveis, fortalecer seu sistema imunológico através de vacinas, atividades físicas/qualidade de vida, além de uma boa alimentação que deve reunir alimentos necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do pequeno.

Confira agora os 5 alimentos que devem fazer parte dos hábitos alimentares das crianças e aumente a sua imunidade!

Frutas Críticas

As frutas cítricas contêm antioxidantes, o que melhora a resistência do organismo. Como exemplo, podemos citar: morango, kiwi, laranja, acerola, maracujá, abacaxi, dentre outras. Além de serem deliciosas, fazem muito sucesso com as crianças em forma de suco. Por terem a vitamina C, são famosas por sua ação antioxidante, mas também são ricas em fibras e auxiliam o sistema digestivo e facilitam a absorção de ferro pelas paredes gástricas.

Vegetais verdes e escuros

Os vegetais verdes escuros auxiliam o organismo na produção de glóbulos brancos, o que melhora a defesa do organismo. Vegetais como: brócolis, couve e o espinafre são alguns exemplos que podem ser inseridos na alimentação dos pequenos.

Ovos

É um dos poucos alimentos que possui a vitamina D e conta também com as vitaminas A, E e K. Já os minerais, o ovo possui em sua composição o cálcio, fósforo, magnésio, manganês, zinco, cobre e selênio. Sendo de fácil preparo, costuma agradar o paladar infantil.

Iogurte

Além de auxiliarem no sistema imunológico, contribuem para recompor as bactérias (boas) da flora intestinal.

Lembre-se: não são aqueles iogurtes cheios de açúcares e conservantes. A ideia aqui é optar pelos naturais e integrais. Por não serem tão doces, o ideal é bater o iogurte com alguma fruta de preferência da criança.

Sementes

Tanto as sementes oleaginosas como castanha-do-pará, de caju, nozes e amêndoas quanto as leguminosas, tais como: feijão, grão-de-bico e soja são ricas em zinco e selênio e possuem grande quantidade de vitamina E, fazendo um importante papel na defesa do organismo.

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para ler também nosso outro artigo sobre: Como a qualidade na alimentação influencia no sono do seu filho.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.