Entenda como a qualidade na alimentação influencia no sono do seu filho

A alimentação das crianças possui influência direta na qualidade para que os pequenos tenham uma noite bem dormida e tranquila. Sim, é comprovado que os hábitos alimentares saudáveis são os aliados de um corpo mais relaxado e que colabora para dormir por toda a noite.

O metabolismo das crianças tende a ser muito mais rápido em comparação ao dos adultos, justamente por estarem em pleno crescimento e desenvolvimento que acontece principalmente durante o sono. Por isso, a importância da qualidade do sono noturno.

Siga com a leitura e entenda como oferecer uma alimentação saudável pode influenciar positivamente no sono das crianças.

Relação da alimentação com a qualidade do sono

Os alimentos são capazes de nos proporcionar conforto, relaxamento e desacelerar o organismo, assim como também podem deixar os pequenos mais agitados e elevar seus níveis de estresse. Desse modo, é extremamente importante que nessa fase a alimentação seja ainda mais saudável e equilibrada para ajudar as crianças a regular o sono.

A relação que a alimentação possui na qualidade do sono acontece porque com uma rotina alimentar equilibrada, o organismo consegue contemplar tudo que precisa para um bom funcionamento do sistema cerebral, assim como não dormir bem pode provocar inúmeros transtornos e distúrbios alimentares. Tudo está interligado e precisa ser cuidado para que haja o pleno desenvolvimento cognitivo, motor e sociemocional das crianças.

Sem contar que noites mal dormidas podem desencadear em uma série de hábitos alimentares ruins, como alimentos calóricos e ricos em açúcares. O que pode ainda cooperar para o surgimento de doenças como a diabetes infantil. Por isso, é preciso entender que o caminho é cíclico e uma questão está intrinsecamente sempre ligada à outra.

Como garantir qualidade no sono e na alimentação das crianças?

Antes de mais nada é preciso entender que a rotina é a base de tudo. No núcleo familiar é necessário ter cumplicidade e bons exemplos para que os pequenos consigam adotar com maior facilidade e aceitação os hábitos alimentares da família. Muito mais eficiente do que oferecer alimentos naturais, é os pais e responsáveis consumirem na frente das crianças esses mesmos alimentos.

Cuidar da rotina é também pensar no processo de preparação para o sono, por exemplo, nunca alimentar as crianças pouco antes de irem dormir, pois pode haver interferência, deixando o corpo em alerta e prejudicando a qualidade do sono.

É importante estabelecer horários para as refeições e para ajudar a promover noites de sono tranquilas e relaxantes é muito bom investir em alimentos ricos em triptofano, aminoácido que ajuda na produção da serotonina, no relaxamento do corpo e a ter noites bem dormidas.

O principal objetivo é cuidar para que a alimentação durante todo o dia seja completa com todos os carboidratos, proteínas, micronutrientes e vitaminas que a criança necessita em cada fase do seu desenvolvimento.

Gostou do conteúdo? Importante ler também: Causas para o distúrbio de sono na infância.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.