Instituto Jô Clemente lança guia com orientações sobre os padrões de desenvolvimento das crianças

Instituto Jô Clemente lança guia com orientações sobre os padrões de desenvolvimento das crianças

Material pode ser usado para pais estimularem o desenvolvimento dos filhos em casa, principalmente durante a quarentena por conta do coronavírus

Em razão das medidas de isolamento social, adotadas por conta da pandemia do coronavírus, o Serviço de Estimulação e Habilitação do Instituto Jô Clemente, antiga Apae de São Paulo, lançou um guia para orientar pais e mães sobre como estimular em casa o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, período da primeira infância em que é necessário ficar atento a sinais de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, com o objetivo de se prevenir a deficiência intelectual.

O material, cujo download pode ser feito no link https://bit.ly/estimular-seu-filho-em-casa, apresenta atividades e orientações diferentes para cada período da primeira infância e foi feito por uma equipe de psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. “Nosso objetivo é que mesmo durante o período de quarentena ou em épocas como férias escolares, por exemplo, os pais possam observar e estimular o desenvolvimento dos filhos, até para saberem identificar qualquer sinal de atraso e saibam quando é necessário procurar auxílio especializado, explica Kelly Freitas, supervisora do Serviço de Estimulação e Habilitação do Instituto Jô Clemente. “Além disso, é importante que, tendo ou não um sinal de atraso no desenvolvimento, a criança possa ser autônoma. O guia é importante também para isso, pois há várias propostas de exercícios que auxiliam na autonomia, tanto de quem tem qualquer tipo de atraso quanto de quem não tem”, comenta.

O guia traz orientações sobre os padrões de desenvolvimento que devem ser observados no crescimento das crianças, para que os pais fiquem atentos a qualquer alteração e aprendam como promover dinâmicas que potencializem o aprendizado do filho. “Produzimos um guia que pode ser usado para observar e estimular todas as crianças, independentemente de terem ou não algum tipo de atraso no desenvolvimento. Qualquer criança deve ser estimulada ao máximo”, finaliza Kelly.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

A importância de estimular a independência das crianças

leia mais

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.