Hábitos de higiene infantil: como estimular?

É uma dúvida muito comum de papais e mamães sobre como introduzir e incentivar que os pequenos criem bons hábitos de higiene. Afinal, assim como uma boa alimentação, os cuidados de higiene também são extremamente necessários para manter a saúde em dia e deixar bem longe a sujeira e bactérias, prevenindo possíveis doenças.

Recomendamos que prossiga com a leitura deste artigo caso queira saber como estimular os hábitos de higiene infantil, destacando a importância de cuidar da saúde e do bem-estar com o objetivo de contribuir para o melhor desenvolvimento dos pequenos. Continue a leitura!

A importância dos bons hábitos de higiene na infância

Os primeiros anos da infância são repletos de muita descoberta, aprendizados e desenvolvimento cognitivo, intelectual e motor. Por isso, é importante que papais e mamães se unam para contribuir para que as novas experiências dos pequenos também estejam atreladas em relação à higiene, auxiliando a adquirir consciência sobre o próprio corpo e ter autocuidado.

Tomar banho, escovar os dentes, lavar as mãos e o cabelo são comportamentos que não somente nos deixam mais limpos, mas também nos trazem bem-estar e segurança, além de prevenir a proliferação de fungos, bactérias que podem gerar, além do mal cheiro, coceira e desconforto na pele.

Além disso, os bons hábitos de higiene se estendem também para o senso de limpeza e organização do ambiente, por exemplo. Então, vale a pena que as crianças aprendam desde cedo sobre a importância de manter o quarto arrumado, evitando acúmulo de embalagens de doces que possam ficar espalhados pelos cantos.

Dicas de como estimular hábitos de higiene para crianças

Na escola a criança é inserida em um ambiente que preza pelo aprendizado e estímulo dos hábitos de higiene, porém isso não deve ficar somente por lá. Esses cuidados devem ser trazidos para o ambiente familiar, justamente para que o processo de aprendizado seja fixado e seguido pra vida toda.

Então, quando família e escola atuam em conjunto, a conscientização e os ensinamentos transmitidos ganham mais força e possuem maiores chances de se tornarem um hábito.

É um processo que exige muita paciência, disposição ao diálogo e, claro, uma boa dose de criatividade. Vamos então conferir algumas dicas para tornar esse momento mais lúdico e divertido para as crianças?

1 – Dê o exemplo e faça junto!

Não adianta tentar estimular um hábito que nem você mesmo segue, não é mesmo? As crianças costumam repetir o comportamento dos pais. Então, é importante que ela veja que você também segue os hábitos que pede a ela.

2 -Utilize músicas

Seja as composições próprias ou até mesmo aquelas do desenho infantil preferido do seu filho, elas tornam o momento de escovar os dentes, por exemplo, ainda mais divertido. Além disso, as letras e ritmos criam uma associação positiva na cabeça dos pequenos, o que torna a tarefa mais prazerosa de ser concluída.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas sobre como estimular os hábitos de higiene do seu filho!

Aproveite para ler também nosso outro artigo que aborda 7 dicas simples de como ensinar as crianças a escovarem os dentes.

Ah, faça parte do nosso clube e receba conteúdos exclusivos, promoções e novidades em primeira mão.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.