Educação Inclusiva, o que é isso?

Educação Inclusiva, o que é isso?

É sempre um desafio falar sobre inclusão, sobretudo sobre educação
inclusiva. O tema é amplo e complexo. Ao longo da história, tivemos
muitas mudanças na forma de enxergar as pessoas com deficiência e
o conceito vem sendo aprimorado para dar um maior sentido.
Passamos por diversas fases: primeiro falava-se de segregação, ou
seja, estar à parte da sociedade; passamos para integração, quando
reconhecidos pela sociedade, porém ainda à margem; atualmente há
o conceito de inclusão, dentro da sociedade com os mesmos direitos,
porém tendo reconhecimento de suas diferenças.

 

Considerando que a educação é um direito de todos e um dever do
Estado, isso se aplica também à pessoa com deficiência. Então, a
educação inclusiva visa garantir a igualdade de oportunidades.
A educação inclusiva pode ser entendida como uma concepção de
ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de
todos à educação. Ela pressupõe o reconhecimento da diferença como
um valor e o direito de cada um ser como é, contemplando, assim, a
vasta gama de diferenças étnicas, sociais, culturais, intelectuais,
físicas, sensoriais e de gênero inerentes aos seres humanos. Isso
implica na transformação da cultura, das práticas e das políticas
vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o
acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção.

Para uma sociedade
inclusiva é preciso que todos construam juntos, já que temos um
papel importante neste contexto, ou seja, a escola, a família, a
comunidade e as organizações. Incluir não se encerra com o fato do
aluno com deficiência ser matriculado na escola regular. A política
oficial de educação no Brasil é a Educação Inclusiva: uma mesma
escola para todos os alunos para que aprendam juntos, sem nenhum
tipo de discriminação.

Para tal é necessário que o aluno receba os apoios que irão contribuir
para o seu desenvolvimento. Além disso, os professores, assim como
orientadores, necessitam de apoio técnico e formação para que
possam atuar com os alunos com deficiência.

Sendo assim, é de suma importância que a escola esteja adequada
para receber e favorecer o processo de aprendizagem de pessoas
com deficiência, e que seus professores e coordenadores tenham boa
formação e conhecimento a cerca da temática da deficiência e os
diversos recursos para apoiar seus alunos. Isso cabe a qualquer
escola em qualquer região do país.

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