Dicas para lidar com a privação de sono!

Sabemos que a maternidade proporciona um boom de emoções positivas, porém, também traz alguns desafios, sendo um deles a privação de sono que é, basicamente, quando a mãe não consegue dormir as horas necessárias para que tenha a plena recuperação do corpo.

É preciso ter em mente que essa situação é bem comum na maternidade e ocorre, principalmente, nos primeiros meses de vida do bebê, em que ele ainda está se adaptando com sua nova rotina. Além disso, o fato de mamar em um curto espaço de tempo também favorece para que ele acorde mais a noite, dificultando que a mãe consiga descansar as horas necessárias.

Sendo assim, não se assuste e saiba que existem dicas valiosas que podem contribuir para que consiga lidar melhor com esse desafio. Quer saber quais são elas? Então, continue com a leitura do conteúdo!

Quais são as principais causas da privação de sono?

Por mais que a privação de sono seja extremamente comum na maternidade, existem alguns fatores que podem agravar ainda mais a situação, fazendo com que o bebê durma menos a noite, deixando a mamãe ainda mais cansada para o outro dia. Com isso, alguns desses aspectos são:

Cólicas 

Infelizmente, muitos bebês sofrem com problemas de cólicas, fazendo com que sintam dores e incômodos. Ação essa que, com certeza, pode impactar na rotina de sono da criança.

Desta forma, caso identifique que o seu pequeno esteja sofrendo com esse problema, o ideal é que procure por um especialista para que ele te dê as orientações necessárias para solucionar essa situação, proporcionando assim, o maior bem-estar do seu filho e, além disso, melhores noites de sono.

Porém, para que já fique ciente de algumas dicas que podem ajudar nesse sentido, veja abaixo:

  • Faça massagens suaves na região abdominal do bebê. Para isso, use movimentos circulares;
  • Aplique uma compressa morna na barriga do bebê, pois o calor ajudará a reduzir o desconforto;
  • Cuidado com a sua alimentação, pois alguns alimentos podem favorecer o aparecimento de gases na criança, como o consumo de brócolis, feijão e repolho;
  • Caso dê mamadeira ao pequeno, tenha atenção no momento em que ele estiver mamando para garantir a pega correta, evitando assim, a ingestão de ar.

Lembrando que são apenas algumas sugestões. Porém, é essencial que busque uma ajuda profissional para te orientar, ok?

Rotina inadequada 

Nos primeiros dias de vida do bebê é comum que ele durma bastante. Porém, com o passar dos meses, as horas de sono se tornarão cada vez menores. Por isso, é preciso ter cuidado para que o pequeno não acabe dormindo muito durante o dia, fazendo com que fique sem sono e elétrico a noite.

Em relação à rotina, o ideal é que entenda o que irá funcionar melhor para a realidade da sua casa e da criança. Com isso, muitas vezes, precisará de um tempo para que ela fique devidamente ajustada.

Para fazer essa avaliação, busque entender quantas horas o seu pequeno costuma dormir por dia. Feito isso, comece a dividir esse valor, por exemplo, poderá separar o tempo em duas sonecas durante o dia, mais a quantidade de horas dormidas a noite.

No começo, pode ser que o seu filho tenha um pouco de resistência para acostumar com os novos horários, com o fato de ter um tempo definido para as sonecas, etc. Porém, com o passar dos dias, vai perceber o quanto essa ação irá transformar suas noites.

Alimentação noturna do bebê 

É muito comum que a criança acorde para se alimentar durante a noite. Porém, caso isso ocorra em um intervalo de tempo muito curto, busque por um especialista para entender o que está acontecendo.

Agora, se o seu pequeno acordar para se alimentar no tempo previsto, não tem muito o que fazer, ok? Na verdade, nesse sentido, você deve apenas criar ações para tornar o processo mais leve e tranquilo durante a madrugada. Algumas sugestões são:

  • Caso dê mamadeira, deixe tudo preparado para que, no momento, seja mais rápido. 
  • Deixe uma troca, com fralda e roupas, separada, pois, caso precise, ficará muito mais simples;
  • Caso seja possível, reveze a tarefa de alimentar a criança com o seu parceiro.

Consequências da privação de sono 

Antes de aprender as dicas para lidar com a situação, preparamos as principais consequências que esse problema proporciona. Veja abaixo:

  • Cansaço excessivo;
  • Dores crônicas;
  • Sinais de depressão;
  • Prejuízos psicológicos;
  • Casos de arritmia.

Pensando nisso, se está com algum desses sinais, busque rede de apoio e a ajuda de profissionais adequados para te auxiliar. 

Como lidar com a privação de sono?

Quer saber como lidar com a privação de sono? Saiba que existem algumas ações que podem contribuir nesse sentido. Pensando nisso, caso tenha a oportunidade, as coloque em prática! Confira abaixo!

Use o ruído branco no quarto 

O ruído branco é um som que imita os barulhos do útero, fazendo com que a criança tenha a sensação de estar mais protegida. Sendo assim, essa ação fará com que ela fique mais tranquila, favorecendo para que tenha um sono melhor.

Essa técnica é muito usada para bebês recém-nascidos, uma vez que ainda não se acostumaram a ficar fora da barriga da mãe, fazendo com que se sintam desprotegidos.

Peça e aceite ajuda

Possui uma rede de apoio? Se a resposta for sim, peça ajuda. Infelizmente, muitas mamães ficam sobrecarregadas, pois acreditam que é necessário passar pelo processo da maternidade sozinhas. 

Saiba que você não precisa e nem deve tentar resolver tudo sem ajuda, ok? Por esse motivo, divida os cuidados da criança e da casa com o seu companheiro, por exemplo. Sendo assim, no momento em que ele estiver com o bebê, você poderá descansar.

Faça exercícios de respiração 

Outra opção para lidar com a privação de sono é fazendo exercícios de respiração, pois essa ação poderá contribuir para que desacelere os seus batimentos, fazendo com que fique mais calma e relaxada.

Defina prioridades 

A sua prioridade é você e o bebê, certo? Sendo assim, tarefas de casa devem ser deixadas em segundo plano. 

Normalmente, nos primeiros meses de vida da criança, ela tende a dormir bastante. Com isso, você tem que aproveitar esses momentos para que consiga descansar também. Isso porque, tem algumas mães que ao invés de aproveitar esse tempo para repousar, acabam dando atenção para outras tarefas.

E aí, gostou do conteúdo e das dicas de como lidar com a privação de sono? Esperamos que sim e que tenha aprendido bastante! Outra sugestão que pode te ajudar a reduzir a privação de sono é contar com uma rotina que ajude o seu bebê a dormir melhor. Para saber mais, leia o seguinte conteúdo: “Rotina do sono: o que é e sua importância para as crianças”.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

A importância de estimular a independência das crianças

leia mais

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.