Dicas para incentivar seu filho a beber mais água

A água é um dos mais importantes elementos para o corpo humano e necessita que seja introduzida a rotina das crianças desde cedo. Mas é preciso ressaltar que até os 6 meses de vida o bebê precisa somente do leite materno, que já possui todos os nutrientes necessários para o alimentar e hidratar.

Porém, passado esse período é importante começar a oferecer a ingestão de água também, mas tudo irá depender da recomendação do médico especialista para dosar a quantidade diária necessária. A água possui uma importante função na garantia de mais saúde e desenvolvimento do corpo.

E para algumas crianças esse hábito de beber água pode ser mais fácil ou não, tudo irá depender da criação de pequenos hábitos saudáveis. E para ajudar os pais e responsáveis nessa questão, trouxemos algumas dicas que irão ajudar a deixar as crianças hidratadas suprindo suas necessidades. Acompanhe!

Ofereça água sempre

Para a criação de um hábito saudável é necessário que haja constância e repetição. Seja em qual for o momento do dia e entre as refeições, é importante não esquecer de sempre oferecer água para o seu filho.

Ajude a criar esse hábito e introduzi-lo na rotina da criança.

Deixe pequenas garrafas de água espalhadas pela casa

Quando as crianças já estão maiores e o hábito de beber água já está mais presente no dia a dia da família, é bastante útil possuir sempre à mão uma garrafa de água.

Por isso, deixe pela casa garrafas de água e em lugares ao alcance das crianças, assim sempre que sentirem vontade elas mesmas poderão se hidratar.

Seja um exemplo

Nada convence mais que o exemplo, e não há como fazer a criança entender os benefícios e a importância de se beber água se os pais e responsáveis, não possuírem esse hábito na sua vida também.

Sempre que oferecer água à criança, certifique-se que também está tomando na frente dela. É fundamental mostrar para a criança que você também bebe água.

Utilize copos de transição

Durante o crescimento e desenvolvimento da criança é comum que os pais utilizem copos de transição para treinar a pegada do bebê, a coordenação motora e outros utensílios que o ajudem no seu crescimento e na sua fase exploratória. Por isso, vale muito a pena apostar nos copos de transição nesse momento e ir dando maior independência para a criança.

Conclusão

Desde muito cedo, cabe aos pais e responsáveis educar e ensinar as crianças sobre a importância de uma vida saudável com hábitos positivos que ajudem no processo de desenvolvimento e crescimento dos pequenos.

E isso inclui, explicar a utilidade da água para o corpo e em como ela ajuda e auxilia no funcionamento do intestino, por exemplo. As crianças não possuem esse conhecimento e portanto é responsabilidade dos pais passar essa orientação, já que é uma prática que pode fazer grande diferença na saúde ao longo de toda a vida.

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos e interessantes sobre o universo da educação infantil.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.