Dicas para contratar uma babá!

Irá começar um curso novo? Voltar ao emprego? Deseja ter uma ajuda extra? Sabemos que são diversos os motivos que levam a necessidade da contratação de uma babá. 

Para a maioria das mamães esse é um processo difícil, pois surgem várias dúvidas, como: onde procurar um profissional e como fazer a entrevista. Além disso, há a pressão de fazer a escolha certa para garantir o bem-estar do pequeno.

Nesse sentido, para te ajudar a resolver essa situação, preparamos este conteúdo. Nele te daremos dicas valiosas para que contrate uma babá para o seu filho. Continue com a leitura e confira!

O que avaliar antes de contratar uma babá?

Vai contratar uma profissional para cuidar do seu filho? Veja abaixo os principais aspectos que deve se atentar!

Defina um perfil

Primeiramente, escolha um perfil de profissional que deseja encontrar para que fique mais fácil no momento de realizar a procura. Aqui, são diversos os pontos que devem ser levados em consideração, como:

  • Carga horária disponível;
  • Se a profissional precisará dormir, ou não, na residência;
  • O nível de experiência da babá;
  • Quais são as tarefas incluídas na função.

Ter esses aspectos bem detalhados fará com que consiga divulgar a vaga de forma mais clara, atingindo o perfil que deseja.

Faça uma entrevista pessoalmente e procure por referências

Outro ponto importante é, além de analisar o currículo, fazer uma entrevista pessoalmente para que explique a vaga com mais detalhes e tire as dúvidas necessárias.

Se possível, durante a conversa, solicite contatos de referência para que ligue para os patrões anteriores, a fim de que se sinta mais segura com a contratação.

Analise o conhecimento técnico 

Além de gostar e se dar bem com crianças, é necessário que a babá saiba alguns fatores técnicos para oferecer o melhor cuidado possível ao pequeno. Com isso, avalie se ela possui, por exemplo, noções de primeiros socorros, cursos sobre recém-nascidos, etc.

Aqui, o ideal é que veja o que é interessante e avalie os conhecimentos necessários de acordo com as necessidades do seu filho, ok?

Avalie a interação com seu filho 

Após a entrevista com você, que tal chamar o seu pequeno para conhecer a profissional? Ficar de olho nesse primeiro contato é importante para entender a possível conexão que o seu pequeno terá com a babá.

Além disso, no mesmo sentido, é importante que, antes da contratação, você inicie com um período de experiência. Com isso, terá alguns dias para analisar se o seu filho está se adaptando bem com a nova realidade.

Estude a legislação

Saiba que existem regras que regulamentam a profissão. Por isso, saiba que entender a legislação para que não tenha problemas no futuro é primordial. Sendo assim, antes de qualquer escolha, busque auxílio para que resolva as questões legais.

E aí, você já sabia de todas essas dicas? Esperamos que elas te ajudem a encontrar a profissional certa para cuidar do seu pequeno.

Babá ou creche: qual é a melhor alternativa?

Precisará de alguém para cuidar do seu pequeno, mas não sabe qual é a melhor opção? Ao chegar nessa fase, é muito comum que os pais se deparem com duas possibilidades: a creche e a babá.

Sendo assim, para te ajudar nessa escolha, saiba que existem alguns pontos que devem ser analisados. Desta forma, selecionamos os principais aspectos que você deve levar em consideração antes de tomar a decisão final. Veja abaixo!

  • Custos

Nesse aspecto não tem como te informar o que seria mais viável em relação aos seus objetivos. Isso porque, os valores variam bastante de acordo com a cidade, profissional, estrutura da creche, etc.

Sendo assim, vale a pena definir um orçamento e ir em busca das possibilidades, identificando qual irá te atender melhor no momento.

  • Horário de trabalho

Em qual horário você trabalha? Ele corresponde com a disponibilidade da creche? Dependendo da sua jornada de trabalho, você pode acabar não encontrando uma escolinha ideal, uma vez que elas possuem um horário fixo de funcionamento. 

Porém, com a babá a história é diferente. Normalmente, essas profissionais possuem uma maior flexibilidade de horário, o que pode contribuir, caso não tenha uma carga horária muito convencional.

  • Atenção individualizada ou socialização 

Quando pensa no cenário ideal, você prefere que o seu filho tenha uma atenção individualizada ou que ele tenha a oportunidade de estar em contato com outras pessoas?

Esses são pontos que divergem muito entre as duas escolhas. Na primeira opção, você terá um adulto cuidado especialmente das demandas do seu filho, fazendo com que o ponto de atenção seja bem maior.

Agora, já na segunda, as professoras terão que se desdobrar para cuidar de outras crianças ao mesmo tempo. Porém, em contrapartida, seu filho terá contato com outros pequenos, uma ação importante para o desenvolvimento da sua comunicação.

  • Adaptação 

Por mais que imagine qual será a melhor decisão para o seu filho, o que vai valer, de fato, é a forma com que ele se adapta às possibilidades.

Dito isso, após fazer uma análise e escolher uma das opções, comece a avaliar a reação do seu pequeno e como ele está se adaptando. Caso tenha alguma resistência, poderá tentar a outra possibilidade. Afinal, o que vale é o bem-estar do seu filho!

Conclusão 

Seja por decisão própria ou até mesmo uma situação de necessidade, em alguns casos, muitas mamães e papais precisam recorrer a uma babá para ajudar a cuidar dos seus pequenos.

Sendo assim, dependendo da situação, essa pode ser uma escolha muito difícil. Portanto, existem algumas dicas que podem ajudar a direcionar melhor o processo, contribuindo para que encontre a melhor profissional para ajudar com o seu filho.

Entre os diversos aspectos que devem ser avaliados estão: o perfil que deseja, o conhecimento técnico da profissional e a interação, de primeiro momento, com o seu pequeno.

Sem dúvidas, com essas dicas, as suas chances de ter mais sucesso nessa escolha serão maiores. Portanto, as coloque em prática!

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele seja útil. Agora, para que tenha acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog.

 

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.