Consumismo infantil: como evitar essa situação?

Sua criança costuma pedir para que você compre diversos produtos, sendo a maioria deles desnecessários? Infelizmente, essa ação está se tornando cada vez mais comum. 

O agravante dessa situação é que muitos papais não conseguem dizer não aos pequenos, fazendo com que o consumismo se torne cada dia maior. Desta forma, a criança acredita que pode comprar o que deseja, mesmo que não seja útil.

Saiba que por mais que pareça uma ação inofensiva, o consumismo infantil, a médio e longo prazo, pode desencadear diversos problemas, como aumento das birras e estresse e até mesmo crises financeiras na família. Sendo assim, caso queira evitar que essa situação ocorra, selecionamos algumas dicas valiosas para te auxiliar. Continue com a leitura do conteúdo e confira!

4 dicas para evitar o consumismo infantil 

O seu pequeno está se tornando muito consumista, querendo tudo o que vê pela frente? Saiba que ensiná-lo o quanto isso é errado é essencial para que ele cresça um adulto mais responsável, sabendo lidar com o dinheiro. Portanto, veja algumas dicas abaixo!

Dê o exemplo

As crianças aprendem observando os pais. Por esse motivo, o primeiro passo é fazer uma avaliação pessoal, entendendo quais aspectos poderá mudar para que se distancie ao máximo de uma pessoa consumista.

Fale sobre dinheiro com as crianças 

Desde cedo os pequenos devem entender o valor das “coisas”. Por esse motivo, sempre aborde esse tema com ele, explicando, de forma simples, sobre como uma escolha de compra deve ser feita.

Por exemplo, uma boa opção é ensiná-lo a refletir antes da compra, ou seja, ele deve se fazer algumas perguntas para entender se aquele investimento, realmente, será útil.

Se o seu pequeno for mais velho, uma excelente alternativa é definir uma mesada fixa para que ele receba por mês. Sendo assim, desde a infância , ele aprenderá a administrar o seu capital, entendendo como ter responsabilidade e criar prioridades.

Mostre que nem tudo é dinheiro 

Já presenciou alguns pais oferecendo brinquedos ou até mesmo dinheiro pelo bom comportamento dos filhos? Por mais que pareça uma atitude eficiente, isso só fará com que o pequeno associe boas ações ao dinheiro.

Sendo assim, caso queira, de forma isolada, presentear o seu pequeno por alguma ação, faça isso de outra forma, por exemplo com uma comemoração, seja em casa ou em um restaurante.

Estimule o seu filho a entender que a felicidade está nos momentos, e não nas “coisas”.

Atenção ao que ele consome

Muitas vezes o consumismo infantil é incentivado em programas de TV, vídeos do YouTube ou de outras redes sociais. Por isso, monitore os conteúdos que o seu pequeno tem acesso.

E aí, você já aplica cada uma dessas dicas? Caso não, comece a colocar em prática agora mesmo para evitar o consumismo infantil!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele seja útil para te ajudar a educar o seu pequeno em relação ao dinheiro. Agora, para ter acesso a mais temas como esse, entre em nosso blog!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

Depressão pós-parto: veja os principais sinais!

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.