Confira 5 atividades divertidas que envolvem música

Seu filho gosta de música? Saiba que muito mais do que proporcionar diversão, as canções são capazes de trazer outros inúmeros benefícios na infância, como a integração da sensibilidade e da razão, a melhora da comunicação, da expressão corporal e da socialização.

Sendo assim, caso não tenha o costume de colocar músicas para o seu pequeno, mude essa situação para que obtenha todas essas vantagens.

Pensando nisso, para te ajudar a incluir as canções no dia a dia do seu filho, preparamos este conteúdo. Nele, terá acesso a algumas brincadeiras que utilizam sons para que fiquem ainda mais divertidas. Para conferir, continue com a leitura!

5 brincadeiras com música

Confira algumas opções de atividades para que inclua a música na rotina do seu pequeno!

Dança da cadeira

Esse é um clássico e para realizar é bem simples. Basta selecionar uma música divertida e definir a pessoa que será a responsável por parar o som.

Feito isso, todos os outros participantes deverão rodar sobre as cadeiras disponíveis (uma a menos que o número de jogadores). Sendo assim, quando escutarem a música pausar, é só escolher a cadeira mais próxima para sentar. Após isso, sobrará uma pessoa de pé e ela será eliminada. Ganha quem conseguir sentar em todas as rodadas.

Complete a música 

Aqui, basta escolher uma canção que todos conheçam e gostem. Depois disso, defina uma pessoa responsável por cuidar do som e coloque a música para rodar.

Quando o jogador pausar, ganha quem completar a letra da canção sem errar. Para que a atividade fique ainda mais animada e divertida, divida os participantes em equipes e coloque uma prenda para o time ganhador.

Coral

Possui mais de uma criança em casa? Então, que tal fazer um próprio coral? Lembrando que o importante é a diversão e não a técnica dos pequenos. 

Para realizar essa ação, basta juntar a criançada e escolher uma canção que todos conheçam. Após isso, defina, em conjunto, o timbre que cada uma irá cantar, podendo ser grave, médio e agudo.

Ah, e mesmo que a qualidade musical não seja a melhor possível, saiba que as crianças irão amar fazer parte do coral, se tornando um momento muito divertido em família.

O que é, o que é?

Aqui, você deverá selecionar diferentes objetos antes de começar a brincadeira, podendo ser folha de papel, um balde, palitos de madeira, potinhos com grãos, etc.

Feito isso, peça a criança que feche os olhos e faça uma sequência usando os barulhos dos objetos escolhidos. Após isso, o pequeno abrirá os olhos e tentará reproduzir somente pelos sons que escutou.

Ah, e não se esqueça de realizar o mesmo processo para que tente adivinhar a sequência do seu filho também, ok?

Estátua 

Escolha alguém para comandar o som. Feito isso, explique à criançada que elas terão que fazer uma dança e, quando escutarem o som pausar, terão que congelar na mesma posição em que estiverem.

Ah, e só poderá mexer novamente quando a música voltar. Portanto, quem não conseguir ficar parado nesse tempo, perde!

Benefícios da música 

Como já mencionamos no início deste conteúdo, a música é capaz de proporcionar muito mais do que diversão na vida das crianças. Isso porque, além desse ponto importante, existem diversos outros que são proporcionados com o uso das canções no dia a dia. Veja mais detalhes abaixo!

Ajuda no desenvolvimento cognitivo 

O uso da música na infância pode contribuir, e muito, para a capacidade cognitiva da criança. Entre as vantagens dessa ação estão a melhora nas habilidades de memorização, na concentração e no raciocínio lógico.

Por esse motivo, utilizar as canções no dia a dia pode ser uma ótima opção para ajudar no desenvolvimento do seu pequeno.

Desenvolvimento da linguagem

Outra vantagem proporcionada pelas músicas é que elas contribuem para o desenvolvimento da linguagem do pequeno, ajudando no aumento do vocabulário.

Ah, além disso, também ajuda no entendimento das palavras, já que, muitas vezes, as canções são acompanhadas de imagens bem didáticas.

Desenvolvimento emocional 

As canções podem ajudar as crianças a entenderem melhor sobre suas próprias emoções, fazendo com que consigam lidar com seus sentimentos de forma mais leve e tranquila.

Alívio do estresse 

Outra grande vantagem do uso das músicas na infância é que elas podem ser uma forma eficaz de aliviar o estresse, promovendo assim, o bem-estar emocional para a criança.

Essa ação além de ser benéfica para o seu pequeno, também ajudará você, fazendo com que seu filho fique mais tranquilo para lidar com as situações do dia a dia, o que tornará sua rotina mais leve.

E aí, gostou de todos esses benefícios e deseja garanti-los para o seu pequeno? Pois bem, basta começar a incluir todas as brincadeiras que envolvem música, que mencionamos acima, na rotina do seu filho. Certeza que essa ação irá render ótimos momentos e vantagens!

Conclusão

A música, com certeza, está presente na vida de muitas pessoas, sejam adolescentes, adultos e até mesmo crianças. E, o bom de usar as canções é que elas servem muito mais do que apenas para a diversão e distração.

Na verdade, o uso de músicas na infância causa diversos benefícios, como maior desenvolvimento cognitivo e emocional, a melhora da linguagem e o alívio do estresse. Sendo assim, se quer garantir todos esses pontos positivos para o seu pequeno, não deixe de incluir as canções na rotina do seu filho.

Ah, e para isso, saiba que existem diversas brincadeiras que ajudam nesse sentido, como dança da cadeira, estátua, complete a música, coral e o que é o que é.

E aí, gostou das brincadeiras? As coloque em ação! Para aprender mais sobre assuntos como esse, não perca tempo e entre em nosso blog agora mesmo!

 

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.