Como planejar uma viagem com crianças?

Viajar em família é oportunidade de criar memórias inesquecíveis! Mas antes de colocar o pé na estrada ou fazer o check-in no aeroporto, é importante planejar a viagem com cuidado, para que seja incrível para adultos e também para as crianças.

Como sabemos, as viagens com os pequenos exigem cuidados extras, especialmente com bebês. Além de escolher um destino que ofereça atrações infantis, é preciso avaliar se a hospedagem atende a todas as necessidades da família. Para te ajudar nessa missão, veja como planejar uma viagem com crianças e também onde reservar seu hotel.

Destino da viagem

O primeiro passo para planejar a viagem é pensar no destino, é claro! E uma boa dica para a escolha é considerar se há atrativos para crianças. Nessa etapa, vale também envolver os pequenos, mostrando os destinos e os passeios que podem ser feitos em cada um deles. Eles vão adorar participar!

Se a escolha for um destino histórico, pense no roteiro com opções além de museus, já que nem sempre as crianças podem estar a fim de passar horas e horas em exposições, não é?! Em Ouro Preto, cidade de Minas Gerais, por exemplo, é possível fazer passeios de trem, conhecer minas desativadas e aproveitar a natureza em parques ao ar livre.

Já se a família está pensando em uma viagem ao litoral, vale pesquisar sobre a praia: se costuma estar lotada, se ela é de tombo e como são as ondas, mais fortes ou calminhas. Uma escolha sem erros é optar por cidades de Alagoas, com destaque para Maceió e Maragogi. As praias têm águas calminhas e morninhas, além de piscinas naturais.

Veja também 5 destinos no Nordeste para viajar com as crianças

Outra opção de destino que com certeza vai conquistar o coração da criançada são aqueles que contam com parques aquáticos ou temáticos! Vale sempre pesquisar sobre as atrações, se elas têm idade, peso ou altura mínima, para saber se os pequenos com que você vai viajar vão conseguir aproveitar bastante. Uma boa opção é o Beach Park, em Aquiraz, a 25 km de Fortaleza, no Ceará, que conta com atrações para famílias e crianças.

Considere o deslocamento

Outro ponto a ser considerado na escolha do destino e hotel é o deslocamento. É importante colocar na balança o limite de tolerância da criança para viagens longas. Nas viagens de avião, por exemplo, não esqueça que, além do tempo de voo, existe também o deslocamento até a hospedagem. Dependendo da escolha, serão mais longas horas dentro do carro.

Para os papais que viajam com bebês, vale saber que os passageiros com crianças de até 2 anos têm o direito de despachar gratuitamente carrinho de bebê ou bebê conforto. É importante verificar, antes de viajar, sobre as regras da companhia aérea escolhida.

Já em uma viagem de carro, é legal programar paradas ao longo do caminho para ir ao banheiro, comer um lanchinho ou simplesmente para sair do carro e esticar as pernas. Não deixe também de verificar se a cadeirinha está adequada de acordo com a idade e o tamanho da criança.

Seja no carro ou no avião, uma boa dica para distrair e divertir os pequenos durante a viagem, especialmente para aqueles que tendem a ficar mais agitados, é trazer na mala de mão alguns brinquedos, jogos ou papéis e canetas para colorir.

Planeje uma viagem mais leve

O planejamento do roteiro de passeios para cada dia é mais uma etapa que exige certo cuidado em viagens com crianças. Em um destino novo, a vontade de conhecer todos os pontos turísticos é gigante, não é mesmo? Mas é importante ponderar e organizar um roteiro mais leve, com mais tempo para cada atividade, para que não seja cansativo para a criança e nem para os papais.

Se em casa a criança tem um momento da soneca à tarde, na viagem ela terá esta mesma necessidade. Então, é importante respeitar esse momento e fazer pausas na viagem, seja para descanso, alimentação e também para brincadeiras!

Não se esqueça dos documentos

Com o destino e roteiro de passeios definidos, chega o momento de reunir todos os documentos necessários para viajar. Em viagens nacionais, as crianças menores de 12 anos precisam apresentar a certidão de nascimento. Para os maiores, o RG é obrigatório.

Para cruzar as fronteiras, passaporte, visto e vacinas podem ser requisitados no aeroporto. Em caso de viagens sem um dos pais ou na companhia de outras pessoas, mesmo que sejam parentes, crianças e adolescentes de até 16 anos precisam também de uma autorização assinada pelos responsáveis.

Confira aqui dicas importantíssimas para arrumar a mala das crianças

Hospedagem ideal para viajar com crianças

No momento de pensar na hospedagem ideal para a família, a principal dica é procurar por opções com lazer para crianças, como recreação monitorada, piscina infantil e brinquedoteca.

Mais do que o destino, o hotel pode ser o protagonista da viagem! Resorts com complexo de lazer e bem-estar são excelentes opções para férias em família. Muitos hotéis e resorts possuem parque aquático, organização de atividades para crianças e adultos e experiência All-Inclusive, por exemplo, garantindo mais comodidade na viagem.

Já para a facilidade dos papais, principalmente em viagem com crianças menores, busque por hotéis com copa do bebê ou preparo de papinhas conforme seu pedido. Outro serviço que pode ser útil é o de babá, caso os adultos queiram aproveitar serviços do hotel, como sauna e SPA.

Atente-se também se o quarto escolhido acomoda a família toda e com qual configuração. De acordo com o hotel e com a idade das crianças, os pequenos podem ser acomodados na mesma cama dos pais, em camas extras ou em berços. Geralmente essa informação é encontrada na descrição dos quartos.

Sabe onde encontrar resorts e hotéis ideais para viajar com a criançada? Conheça a agência online de viagens Zarpo! Além de trabalhar com uma criteriosa curadoria de hospedagens perfeitas para viagens em família, o site tem várias opções com diárias grátis para crianças, de acordo com a idade.

Mas não acaba por aí. A experiência de reserva no Zarpo se completa com descontos exclusivos e com o atendimento de excelência, preparado para auxiliar em todos os momentos. Acesse o site e cadastre-se para conferir as melhores ofertas.

 

Autoria: Marilia Gouveia

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

A importância de estimular a independência das crianças

leia mais

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.