Como o comportamento dos adultos influencia na qualidade do desenvolvimento das crianças

As crianças nascem como uma tela em branco. Sendo assim, é dever do adulto instruir para que ela consiga se enriquecer de conhecimentos e assim, se desenvolver. Portanto, o papel do responsável, para construção da criança, é essencial. Pois, ele será o mediador entre o pequeno e os novos objetos de aprendizado.

Existem diversos aspectos vividos na infância que acabam influenciando até a vida adulta. Por exemplo, dependendo da criação, a pessoa pode se desenvolver com características, como timidez, insegurança, autoestima baixa, etc.

Portanto, é primordial que o adulto entenda a importância do seu papel para que a criança tenha um bom desenvolvimento. Para que consiga entender melhor, selecionamos alguns aspectos do comportamento dos adultos que podem influenciar na vida de uma criança. Confira!

4 ações que podem impactar no desenvolvimento das crianças

Você sabe quais são os comportamentos que podem acabar influenciando, de alguma forma, o desenvolvimento do seu filho? Confira abaixo alguns deles!

1. Brigas frequentes

As brigas afetam diretamente o psicológico da criança, sendo capaz até mesmo de impactar no seu desenvolvimento. E, ainda há um agravante na situação. Isto é, quando as discussões são por causa da criança, esse problema se intensifica ainda mais. Isso porque, ela começa a se sentir culpada.

Esse sentimento despertado pelas brigas pode dificultar o desenvolvimento cerebral, impactar no sono, aumentar as chances de ansiedade e depressão, etc.

Outro ponto importante é que as brigas podem fazer com que a criança se torne agressiva e tenha um mau comportamento na escola, por exemplo — o que também afeta no desenvolvimento.

2. Superproteção

Na tentativa de querer o melhor para os pequenos, muitos responsáveis acabam sendo superprotetores. E, essa situação impacta no desenvolvimento da criança. Por exemplo, o cuidado excessivo ainda quando bebê pode atrapalhar no momento de aprender a andar. Além disso, esse comportamento dos responsáveis, muitas vezes, cria crianças inseguras e com uma autonomia debilitada.

Ah! Ter zelo com as crianças não é um problema. Porém, é preciso ter limites para que não tire a liberdade e a autonomia delas.

3. Adulto com comportamento infantil

Outra situação que pode acabar prejudicando o desenvolvimento da criança  tem relação com o adulto com comportamento infantil. Você já conheceu alguém com esse tipo de conduta?

Infelizmente, existem pessoas que, mesmo depois de crescidas, ainda fazem muitas ações infantis e imaturas. Porém, quando se trata de pais ou responsáveis, essa situação pode respingar, e muito, na criança.

Falta de responsabilidade, autoridade e maturidade emocional são apenas algumas das características do adulto com comportamento infantil. A somatória dessas ações fazem com que o pequeno não tenha uma boa base para se desenvolver da forma adequada.

4. Autoritarismo

Outro fator que pode impactar, e muito, a vida da criança é quando os pais estabelecem uma criação autoritária.

Atitudes muito rígidas podem acabar reprimindo a criança, fazendo com que ela se torne introspectiva e até mesmo tenha dificuldades para se relacionar com outras pessoas. Pensando nessa situação, o ideal é que tenha uma relação de muita conversa com os pequenos. Pois, o diálogo é essencial para que eles consigam se expressar.

Você, como responsável, tem alguma dessas posturas com as crianças? Se sim, mude a situação. Pois, o seu comportamento impacta diretamente no desenvolvimento delas.

Como influenciar de forma positiva?

Sabia que suas ações também podem influenciar o seu filho de forma positiva, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável? Veja algumas dicas! 

Seja positivo

As suas ações não podem impactar somente para o negativo em relação ao desenvolvimento das crianças, ok? Na verdade, também é possível contribuir para o crescimento do seu pequeno, fazendo com que ele se torne cada dia uma pessoa melhor.

Sendo assim, uma atitude que pode contribuir nesse sentido é a positividade, ou seja, ser uma pessoa que tenta tirar proveito das situações, pensando sempre na lição positiva que um problema tem a oferecer.

Ao te ver com essa característica, seu filho passará a ver a vida da mesma forma, fazendo com que tenha resiliência e saiba lidar com os desafios de uma forma mais leve.

Comunicação efetiva 

Você tem facilidade para se comunicar, visando sempre expor suas ideias de forma clara e, além disso, busca ouvir o outro, sabendo respeitar as diferenças que possuem?

Essa ação fará com que o seu pequeno consiga desenvolver melhor a fala, ajudando a melhorar as habilidades linguísticas e de comunicação.

Empatia 

Você é uma pessoa que busca entender o próximo, sempre se colocando no lugar dele? Caso não, comece a mudar esse olhar, pois a empatia é essencial para a construção de boas relações.

Além disso, o seu pequeno aprenderá a desenvolver essa atitude com você, fazendo com que ele se torne uma criança mais tranquila e sensível, sabendo lidar com os sentimentos do próximo e os próprios também.

Demonstre afeto

Sempre deixe claro os seus sentimentos para o seu filho, dizendo o quanto o ama. Essa ação irá criar um ambiente de acolhimento, onde ele se sentirá livre para se expressar.

Felizmente, como resultado dessa ação, você criará um local favorável para que o seu filho se sinta bem e possa se desenvolver de forma saudável, sem traumas ou inseguranças, por exemplo.

Percebeu como as suas atitudes também podem contribuir para o bem do seu filho, fazendo com que ele se desenvolva de forma saudável? Desta forma, tome muito cuidado com as suas ações, já que elas poderão impactar tanto de maneira positiva quanto negativa a vida do seu pequeno!

Conclusão

As crianças, no geral, são muito observadoras. Sendo assim, eles aprendem bastante por meio do comportamento dos adultos. Pensando nisso, estar atento às suas atitudes é primordial para que tenha um impacto positivo no desenvolvimento delas.

Como citamos anteriormente, algumas atitudes que devem ser evitadas são: brigas em excesso, superproteção e autoritarismo. Ao contrário disso, as atitudes que devem ser colocadas em prática são: positividade, comunicação eficiente e empatia.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que tenha aprendido bastante sobre o assunto. Afinal, entender mais sobre a educação das crianças é fundamental para um mundo melhor! Agora, que tal continuar aprendendo mais sobre o assunto? Para isso, confira o texto que separamos para você: Entenda do que seu filho realmente precisa de você.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

A importância de estimular a independência das crianças

leia mais

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.