Como lidar com crianças que têm dificuldades na alimentação?

É dever dos pais garantir que os pequenos tenham uma alimentação saudável e equilibrada. Afinal, essa ação irá proporcionar diversos pontos positivos para a criança, como mais saúde e disposição no dia a dia.

Porém, infelizmente, sabemos que essa realidade nem sempre é fácil, pois, muitas crianças, possuem dificuldades na alimentação, tendo um paladar restrito às coisas saudáveis.

Sendo assim, se este é o caso do seu filho, saiba que preparamos este conteúdo para te ajudar. Aqui, te daremos dicas valiosas para que coloque em prática, a fim de estimular uma alimentação mais saudável em casa. Continue com a leitura e confira!

Dicas para incentivar uma alimentação saudável!

A seguir, confira algumas dicas para que consiga estimular o seu filho a ter uma alimentação mais equilibrada!

Corte as distrações 

É muito comum que os pais acabem alimentando os pequenos enquanto eles ficam na frente da TV ou até mesmo dos smartphones. Porém, saiba que essa ação pode acabar fazendo com que a criança foque muito na tela, esquecendo de completar a refeição. 

Desta forma, o ideal é que façam todas as refeições sem distrações e na mesa, permitindo que o pequeno faça sua alimentação em um ambiente tranquilo e sem outros estímulos.  

Seja criativo

Normalmente, as crianças possuem dificuldades em comer verduras e legumes, certo? Desta forma, para estimular o consumo desses alimentos, seja criativo e os apresente de variadas formas.

Por exemplo, ao invés de ofertar os legumes separadamente, que tal fazer uma torta? Essa simples mudança poderá fazer com que o pequeno se sinta mais aberto para experimentar o alimento.

Outra estratégia nesse sentido é fazer carinhas e formas diferenciadas nos alimentos, fazendo com que o prato do pequeno fique mais divertido e atrativo para ele.

Seja exemplo 

Tenha em mente que as crianças aprendem observando, principalmente os pais. Por esse motivo, caso não se alimente bem, saiba que o seu filho, provavelmente, também não terá uma alimentação balanceada.

Pensando nisso, monte sempre os seus pratos se preocupando em dar o exemplo para os pequenos. Sem dúvidas, ao ver os responsáveis comendo, eles sentirão um interesse maior para, ao menos, provar os alimentos.

Ensine o seu filho 

Muitos pais acham que é melhor obrigar os filhos a fazerem algo do que explicar, acreditando que eles não entendem. Porém, saiba que os pequenos são muito espertos. Nesse caso, sempre explique, de forma lúdica, a importância de uma alimentação saudável.

Por exemplo, poderá associar algum alimento a ganho de força ou inteligência. Afinal, eles, realmente, impactam nesses aspectos.

E aí, você já sabia de todas essas dicas e já coloca em prática? Caso não, chegou o momento de começar. Isso porque, essas simples atitudes serão capazes de estimular o seu filho para que ele tenha uma alimentação mais saudável. Ação esta que irá proporcionar inúmeras vantagens, como mais energia e diminuição dos riscos de doenças.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele seja útil para o seu dia a dia. Caso queira ter acesso a mais artigos como esse, entre em nosso blog agora mesmo!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.