Como definir a rotina de refeições das crianças

Adquirir bons hábitos alimentares, alinhado a uma rotina de refeições bem definida é o caminho certo para que os pais e responsáveis consigam organizar as refeições dos filhos de maneira mais equilibrada e consigam fazer a distribuição dos nutrientes que os pequenos necessitam comer ao longo do dia.

Leia mais sobre isso em:

Foi pensando nisso, que elaboramos este artigo para mostrar a importância de ter uma rotina alimentar infantil adequada, além de dar dicas de como montar uma. Siga com a leitura!

Tenha horários para as refeições

Os horários para as refeições devem levar em conta os períodos de sono da criança, e o ideal é tentar deixar pelo menos duas horas entre cada refeição para que a criança tenha apetite. A partir dos hábitos de horários que a família já possui, é possível distribuir as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), além dos lanches intermediários.

A grande dica aqui é evitar que a criança se alimente sempre que deseja. Ao ter horários específicos para as refeições, a criança irá se habituar a essa rotina, além de possibilitar o desenvolvimento da sensação de fome-saciedade, que regula o apetite e cria um padrão comportamental adequado em relação às principais refeições.

Crie um cardápio semanal

Ao planejar o cardápio semanalmente, você irá auxiliar na organização do dia a dia e assegurar não só o cumprimento dos horários das refeições, evitando que tenha que recorrer a alimentos menos saudáveis, como o fast food, por exemplo, como também ajuda na introdução de uma alimentação mais saudável e diversificada de frutas, legumes, permitindo que a criança expanda o paladar e faça refeições que proporcionem os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.

Ao criar o cardápio semanal, o mantenha em um lugar de fácil visualização, como a porta da geladeira, por exemplo. Assim, será possível ter mais controle do que será preparado no dia seguinte, podendo observar se falta algum ingrediente previamente.

Atenção ao ambiente das refeições!

É comum que nós, adultos, tenhamos o hábito de fazer nossas refeições em frente à TV, e isso não é nada saudável nem para a gente, muito menos para as crianças. Ter uma fonte de distração e estímulos faz com que os pequenos não prestem atenção no alimento e no ato de mastigar, o que pode contribuir para a obesidade infantil, já que a criança não se dá conta da quantidade de alimento que ingere e acaba comendo mais para saciar a fome.

Portanto, preze para que as refeições da família sejam realizadas à mesa, pois, além de evitar as distrações com aparelhos eletrônicos, garante o fortalecimento do vínculo afetivo familiar.

Conclusão

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para mostrar a importância de seguir uma rotina alimentar para os pequenos e adotar hábitos que ajudem a deixar o dia a dia das refeições mais organizado e assegurem o bem-estar e desenvolvimento deles.

Aproveite também para conferir dicas para educar e ampliar o paladar infantil.

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.