5 pequenas ações para criar mais conexão com o seu filho!

Sem dúvidas, todos os pais ou responsáveis buscam formas de criar mais conexão com os filhos, não é mesmo? Afinal, ter uma boa relação com os pequenos é essencial para um desenvolvimento saudável.

Portanto, se está sentindo que o seu relacionamento com a criança está abalado ou caso queira melhorar ainda mais, saiba que pequenas ações podem te ajudar nesse sentido.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas para que você aplique na rotina com o seu filho. Continue com a leitura para conferir!

O que fazer para melhorar o relacionamento com meu filho?

A seguir, confira algumas dicas para que melhore a conexão que possui com o seu pequeno!

Crie uma tradição entre vocês

Crie pequenos rituais ao longo do dia para que consiga interagir cada vez mais com o seu filho. Por exemplo, você pode ler sempre uma história antes dele dormir ou separar um momento para que vejam algo juntos na TV.

Por mais que pareça uma ação simples, ela será capaz de criar mais conexão e proximidade entre vocês. Por esse motivo, coloque em prática.

Faça passeios diferentes

Separe um tempo na sua rotina para passear com o pequeno. Isso irá proporcionar muitas recordações positivas para ele.

Ah, não precisa ser nada tão elaborado ou que necessite de investimento, ok? O que vale é tirar um momento para que passem juntos e possam se divertir.

Acampe com seu pequeno

Não estamos falando sobre ir para uma mata acampar, ok? Pode ser na sala de casa mesmo. Afinal, a imaginação da criança fará com que ela se sinta em uma aventura.

Para realizar essa atividade é bem simples, basta pegar lençóis e improvisar uma tenda. Além disso, que tal deixar ainda mais especial apagando as luzes e pegando uma lanterna?

Brinquem juntos

Separe um momento da sua rotina para brincar com o pequeno. Essa atividade fará com que ele fique cada vez mais alegre e ame a sua companhia.

Aqui, você pode apostar em diversas brincadeiras, como pintura, teatro, casinha, futebol, etc. Basta escolher a que o seu filho prefere.

Noite do cinema

Outra ação simples de ser realizada é a noite do cinema. Afinal, basta selecionar um filme que atenda a todos da família. Ah, e, para ficar ainda melhor, também pode separar a pipoquinha e umas guloseimas.

Além disso, colocar os colchões na sala para que virem à noite e escurecer toda a casa são excelentes opções.

E aí, você já coloca todas essas atividades em prática com o seu filho? Por mais que sejam fáceis de serem realizadas, elas servirão para melhorar a conexão que possui com os pequenos. Por isso, não perca tempo e já comece a inseri-las em sua rotina.

O que fazer com filhos frios e distantes?

Te damos algumas dicas para criar mais conexão com o seu pequeno, certo? Porém, caso já as coloque em prática e mesmo assim sinta que o seu filho está frio e distante, sendo um pouco mais resistente às ações que citamos, selecionamos algumas dicas que poderão te ajudar a reverter a situação. Veja mais detalhes abaixo!

  • Crie o hábito de se comunicar com o seu filho

Nas primeiras tentativas, pode ser que o seu filho tenha resistência e nem renda o assunto. Porém, é essencial que tenha constância, pois, aos poucos, essa ação fará total diferença.

Saiba que para se soltar e criar uma relação de maior proximidade, é primordial que a criança se sinta confortável para falar sobre seus sentimentos. Por isso, esteja sempre disponível e nunca julgue o que ele irá te falar, ok? Ele precisa te enxergar como uma base e uma referência.

  • Demonstre afeto

Não sabe o que fazer com filhos frios e distantes? Por mais que eles não demonstrem nenhum tipo de afeto, é essencial que você faça o contrário. Por isso, não se deixe abalar caso não receba o carinho em troca, ok?

São pequenos gestos de amor e carinho no dia a dia que farão com que o seu filho comece a enxergar a relação que possuem de forma diferente, permitindo que, aos poucos, ele se solte e consiga retribuir suas ações de afeto.

Aqui, só é preciso ter cuidado para não acabar forçando demais o carinho, pois isso poderá fazer com que a atitude tenha um efeito reverso, em que o seu filho se tornará ainda mais frio.

  • Busque conhecer seu pequeno 

Acima falamos sobre demonstração de afeto, certo? Porém, saiba que nem todo mundo reage e gosta do mesmo tipo de carinho, ok?

Por esse motivo, é muito importante que busque entender o seu filho, identificando como ele gosta de gosta de receber o seu afeto. Por exemplo, pode ser que ele se sinta incomodado ao receber beijos e abraços, mas ame quando você tira um tempinho do dia para que brinquem juntos.

Com isso, para tornar a sua tentativa de maior proximidade mais assertiva, observe o seu pequeno para que entenda com quais ações ele se sente melhor e mais confortável.

  • Encontre pontos de interesses em comum 

Pode ser que mesmo realizando todas as ações acima, você ainda não consiga se criar o nível de conexão que deseja com o seu filho. Por isso, nossa última dica de o que fazer com filhos frios e distantes é para que encontre pontos de interesses que tenham em comum.

Por exemplo, gostam do mesmo esporte ou mesmo gênero de filme? Essa pode ser uma estratégia para que consiga se aproximar do seu pequeno, fazendo com que tenham o que compartilhar um com o outro.

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim e que ele te ajuda a criar um relacionamento cada vez melhor com o seu filho. Ah, e caso queira ter ler outros conteúdos com temas importantes sobre educação, acesse o nosso blog!

Já visitou nossa lojinha?

Tenha em casa nossos produtos oficiais, com descontos pra lá de divertidos.

Confira também

Hábitos de higiene: quais os objetivos e como incentivar?

leia mais

4 dicas para estimular o desenvolvimento do vocabulário das crianças

leia mais

A DIVERSÃO

SEMPRE
CONTINUA!

FAÇA PARTE DO NOSSO CLUBE GRATUITAMENTE:

Cadastre-se e receba conteúdos exclusivos,
promoções e novidades em primeira mão.